O que é:

Entendimento e clareza da própria vida

Como é:

A ferramenta da constelação familiar quando utilizada traz a luz situações inconscientes, algumas vezes percebida na maneira racional de agir, muitas vezes não percebida. Perceber o não percebi, nos dá possibilidades de agir de forma diferente

Por quê?

Porque nós acreditamos que as pessoas têm liberdade para agir e viver sua vida de forma diferente, basta compreender e respeitar o sistema familiar.

Constelações Familiares

"Necessitamos de uma vida toda para desvendarmos os segredos de uma relação à dois e às vezes nem isso basta." Bert Hellinger

 

A Base

É uma ferramenta terapêutica criada por Bert Hellinger, alemão nascido em 1925, este modelo tem como propósito liberar os indivíduos dos seus contextos familiares, como medos, carências, traumas, doenças, relações problemáticas, dentre outras. Estas situações presentes na pessoa, tem sua origem real no passado e na repetição dos conflitos, comportamentos e acontecimentos da historia familiar. Estas repetições familiares são inconscientes e obedientes, graças a lealdade invisível que existe no sistema.  

 

Dinâmica

O cliente ou constelado posiciona elementos que representam membros da família, ou situações, conforme sua imagem interna, sua percepção.  Os elementos exprimem suas sensações e percepções do momento presente. “Fato curioso nas constelações é que as pessoas escolhidas para representar os membros da família se sentem como as pessoas reais, tão logo se encontrem na constelação. Algumas vezes começam a sentir até os sintomas que os membros dessa família têm, sem sequer saber algo sobre eles” (extraído do livro Constelações Familiares de Bert Hellinger).

 

Terminologia:

Constelação: Termo original é “Familienauffstellung” sendo o sentido literal “colocar a família em posição”.

Constelador: Profissional que aplica a ferramenta de Constelação.

Constelado: Cliente, vivenciará a ferramenta de constelação.

Elementos: São pessoas que participam do exercício, servindo como elementos ou personas, posicionados conforme imagem interna do constelado.

 

Sistema Familiar

As pessoas pertencem à sistemas, como países, culturas, organizações, empresas, estas são estruturas integradas por partes, e cada parte interligada cumpre suas funções dentro deste sistema. Contudo, de todos estes sistemas o que tem mais influência é a família. O sistema familiar bem como o sistema organizacional possuem regras de funcionamento, que devem ser respeitadas.  

Todos os sistemas humanos são regidos por três leis básicas, segundo Bert Hellinger:

1º.   “Pertencimento” todos os membros da família tem o direito de pertencer ao sistema, se algum é excluído, outro membro tomará seu lugar, repetindo seu destino.

2º.   “Hierarquia” ordem de precedência, os que chegaram antes tem prioridade sobre os que chegaram depois, por exemplo o casal chega antes dos filhos. Sem ordem não há harmonia.

3º.   “Equilíbrio” entre dar e receber. Na relação com nossos pais, só podemos aproximar o equilíbrio dando aos nossos filhos um pouco do que nos deram, a vida. Quanto aos casais, só com a igualdade e o Equilíbrio entre dar e o receber, poderemos garantir uma relação saudável.

 

Em resumo:

O sistema familiar tem um único objetivo manter o equilíbrio, preservar sua integridade, e assegurar a inclusão de todos os seus membros.  A constelação familiar é uma boa ferramenta para alcançar uma consciência maior, que inclui, integra e reconcilia os membros da família. Para que isso seja possível necessitará resgatar a sua história com respeito, aceitação e gratidão incondicional. Assim poderá alcançar o sucesso e o equilíbrio neste perfeito sistema familiar.

 

Leve a OCF para sua cidade:

O Instituto Ricardo Fialho aplica a constelação familiar desde 2010, no início junto ao processo de coaching, de forma modesta e aos poucos o trabalho foi aprofundando. Em 2012 atrelado a alguns percepções devido aos desafios do trabalho, uniu-se a constelação à energia do xamanismo, neste modelo utiliza-se defumações, Xanduca, técnicas ancestrais de cura, adquiridas com Xamâs nativos. Em 2016 abriu-se a oportunidade de trabalhar na cidade de Caxias do Sul/RS. Em 2017 foi aberto o propósito de levar a constelação familiar para outras cidades como Porto Alegre, Ibirubá, desta forma o Instituto Ricardo Fialho coloca-se a disposição para quem se interessar em montar turmas ou levar a constelação familiar para sua cidade. 

 

Informações: contato@ricardofialho.com.br

Constelações Familiares

Rua Dr. Carlos Renato R. da Fonseca, 200, sala 808B
CEP: 91210-120 | Porto Alegre/RS
Fone: (51) 8300 5353 (T) ou 8050 2424 (V)

Facebook

Contato